“Bibliografia sobre Bibliotecas Públicas” que a Fundación Gérman Sanchéz Ruizpérez (FGSR, uma das congéneres, da Fundação Calouste Gulbenkian, por terras espanholas) disponibiliza no seu portal, desde Outubro de 1999, afigura-se cada vez mais como um dos melhores recursos online sobre bibliotecas, existente em Espanha.
Esta Bibliografia possui diversas virtualidades: - contínua e expressiva actualização das Referências
- possui no momento perto de sete mil Referências bibliográficas, uma grande parte deles de documentos sobre bibliotecas publicados ou relativos a Espanha, mas não só.
- perto de 4 mil Referências possuem hiperligação para aceder ao documento integral em formato digital na web
- abrange uma elevada multiplicidade de recursos: livros, artigos de revistas (cientificas, institucionais, divulgação, etc.), actas de conferências, relatórios, normas, folhetos, recurso da web (páginas, artigos, textos, etc.)
- Permite a pesquisa simples ou avançada (combinando campos e usando operadores booleanos) , muito eficaz e simples, por:
- Título
- Autor
- Data
- Tipo de Documentos (monografias, artigos e documentos, documentos na web)
- Assuntos (abrange 125 assuntos)
- Âmbito Geográfico (a atribuição de descritores geográficos foi mais recente e ainda a cerca de 1/5 das Referências [cerca de 1 400] não lhe foram atribuídos tais descritores)
No que concerne à pesquisa por âmbito geográfico, para um documento possuir um descritor geográfico, por exemplo: França, esse documento pode ter sido publicado/ divulgado na França ou por outro lado pode ser um documento publicado/acessível noutro país mas incluir relevante referências a aspectos da França.
Das Referências às quais lhes foram atribuídos descritores geográficas, cerca de 2,5 milhares de documentos são de âmbito da Espanha; do total de países da América do Sul (Latina) estão disponíveis, no momento, 329 Referências (do Brasil apenas 13); do âmbito de Portugal contabilizam-se somente 49 Referências. Dos restantes países os mais significativos são os dos países da Europa Ocidental (Reino Unido, França, Alemanha, etc.) e da América do Norte. Alguns documentos são de âmbito internacional. Desses destacam-se os relativos à União Europeia (127 Referências) e à Europa (75 Referências)
Constata-se que certas fontes assumem relevante presença nas Referências, como são caso das publicações periódicas espanholas como "Educación y Biblioteca" e o "El Correo Bibliotecario"; os documentos/recursos que a IFLA (e seus grupos de trabalho) disponibilizam; e as publicações de instituições governamentais ou de instituições de referência na área também assumem relativo peso. A maioria das publicações referenciadas foi alvo de publicação, pelo menos, nos últimos dez anos. A “Bibliografia sobre Bibliotecas Públicas” (BBP) teve o seu início em 1994, como uma ferramenta de uso pessoal e de âmbito académico. Alguns anos depois passou a estar disponível em rede local, tanto na Biblioteca da "Facultad de Traducción y Documentación" da Universidade de Salamanca, como no Centro da FGSR em Peñaranda de Bracamonte. A partir de Outubro de 1999 passou a estar disponível na web, para uso de qualquer internauta.
Os seus objectivos são ser o mais abrangente possível, no que concerne a tipos de documentos e apesar de privilegiar as publicações de origem espanhola ou sobre a Espanha, também pretende incluir documentos de qualquer país do mundo, e em diversas Línguas. Por outro lado, nos primeiros anos os livros e os artigos de índole mais académica, eram os dominantes, mas assiste-se cada vez mais a um maior espectro de tipo e formato de documentos. Também o leque de assuntos abrangidos tem aumentado, sobretudo os de feição mais tecnológica. Em Agosto de 2002 já possuía 3.381 Referências, sendo que 1/3 de referiam a documentos em Língua não espanhola. A BBP tem o cuidado de actualizar periodicamente as hiperligações aos documentos em texto integral. Mais informações sobre a "Bibliografia sobre Bibliotecas Públicas”
Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Fontes de Informação, Livros e Leitura, Projectos / Iniciativas Internacionais |
Debía restringirse el uso de los cuartos de baño de la Facultad de Traducción de Salamanca. Sólo debían utilizarlos los estudiantes de la Facultad y Funcionarios.